
VTMIS
O QUE É?
NOSSA RESPONSABILIDADE
BENEFÍCIOS
CENTRO DE CONTROLE
PROCEDIMENTOS
OPERAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
AUXÍLIO À NAVEGAÇÃO
METEOROLOGIA
PESQUISA DE SATISFAÇÃO
O Vitória VTS é um auxílio eletrônico à navegação, com capacidade de prover monitorização ativa do tráfego aquaviário por meio de radares, AIS, GPS, sensores meteoceanográficos, circuito fechado de TV (CFTV) de longo alcance e visão noturna, comunicação em VHF e softwares avançados, cujo proposito é ampliar a segurança da vida humana no mar, a segurança da navegação e a proteção ao meio ambiente, além de permite à Autoridade Portuária dispor de informações online e em tempo real da posição e situação de cada embarcação dentro da área de cobertura do sistema, proporcionando pleno auxílio à navegação, maior agilidade, confiabilidade, disponibilidade de infraestrutura portuária e de serviços correlatos.

Informamos que o Serviço de Controle do Tráfego de Embarcação de Vitória (Vitória VTS) está em funcionamento desde 04 de setembro de 2017.
De acordo com a Portaria no 191/DHN, de 9 de outubro de 2017, e publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 18 de outubro de 2017, o Vitória VTS recebeu a licença de operação para fornecer informações aos navegantes cujas embarcações entrem na área de cobertura do seu sistema.
Efetuar o monitoramento do tráfego de embarcações em sua área de responsabilidade; informar às embarcações sobre as condições dos portos, canais de acesso, áreas de fundeio e suas proximidades; alertar sobre os perigos à navegação existentes, as condições ambientais, do mar; e orientar os navegantes com a finalidade de cumprir as leis, normas, convenções, códigos, circulares nacionais e internacionais e, principalmente, as Normas da Autoridade Portuária (NORMAP), as Normas da Autoridade Marítima (NORMAM), a Norma Permanente da Capitania dos Portos do Espírito Santo (NPCP/ES) e as Normas do Complexo Portuário de Tubarão e Praia Mole;
Também deve providenciar a resposta inicial para todas as emergências marítimas graves que ocorram dentro da Área VTS. Deve usar todos os recursos ao seu dispor para conter a situação até que possa ser entregue ao Agente Local da Autoridade Marítima (Capitão dos Portos do Espírito Santo); e· No caso de um incidente ou acidente de poluição por óleo, este deve ser informado às autoridades competentes e tratado de acordo com o Plano de Ajuda Mútua (PAM), o Plano de Contingência, o Plano de Emergência Individual (PEI) ou o Plano de Área.

O Vitória VTS opera continuamente nos canais 16 e 73 do VHF marítimo, 24 horas por dia e nos 7 dias da semana.
É importante ressaltar que todas as embarcações, no interior da área de responsabilidade do VTS, devem, compulsoriamente, guarnecer permanentemente esses canais (16 e 73) para ciência das informações relevantes do tráfego de embarcações e dados meteoceanográficos da região, conforme preconizado nos "Procedimentos para os Navegantes" do Vitória VTS homologado pela Autoridade Marítima.
Por meio do link: http://www.codesa.gov.br/site/site.php?p=botao-vtmis-procedimentos é disponibilizado, nos idiomas português e inglês, os "Procedimentos para os Navegantes", os quais devem ser de pleno conhecimento dos Comandantes, Mestres e Patrões de embarcações, bem como fornece outras informações de interesse aos navegantes, como por exemplo a previsão meteorológica específica para os portos de Vitória, Tubarão e Praia Mole, dentre outras.
O Centro VTS do Porto de Vitória tem como objetivo gerenciar, com propriedade, situações decorrentes da alta densidade de tráfego, tráfego de cargas perigosas, condições hidrográficas e meteorológicas adversas, possibilidade de impacto ao meio ambiente, interferência do tráfego de embarcações com outras atividades no mar e tráfego de embarcações próximas às áreas restritas.
O sistema provê a cobertura de toda a Área VTS, que inclui a área do Porto Organizado, Complexo Portuário de Tubarão (Porto de Tubarão (Terminal de Minérios); Porto de Praia Mole (Terminal de Carvão e Terminal de Produtos Siderúrgicos), Terminal de Produtos Diversos e Terminal de Granéis Líquidos), áreas de espera, de fundeio, canais de acesso e bacias de manobra, utilizando hardware e software de alto nível, base de dados, protocolos e WebService.

O sistema permite o compartilhamento das informações de tráfego com os Serviços Aliados e outros agentes, sem envolver diretamente os Operadores VTS, a fim de permitir maior eficiência das ações a serem empreendidas.
Desta forma, o Centro VTS contribui para o aumento da segurança da navegação, da vida humana no mar e da prevenção à poluição hídrica, impacta positivamente a eficiência das manobras de entrada e saída do porto, contribui para a preservação do meio ambiente e auxilia no apoio às medidas de segurança portuária implementadas pelas Administrações dos Portos e Terminais.
O Cento de Controle Operacional, por meio do canal 73 do VHF marítimo, caso solicitado, é capaz de disponibilizar, além das condições de tráfego, as seguintes informações meteoceanográficas, em tempo real:
Na bacia de Vitória (Boca da barra):
- Visibilidade;
- Direção e intensidade do vento;
- Direção e intensidade da corrente;
- Direção, período e altura das ondas;
- Pressão atmosférica;
- Turbidez da água do mar;
- Temperatura do ar e do mar; e
- Umidade relativa;
No canal de acesso ao porto de Vitória e bacia de manobra:
- Direção e intensidade da corrente e temperatura da água do mar nas proximidades da ilha do Urubu, Farolete São João e farolete das Argolas;
- Direção e intensidade do vento;
- Maré;
- Visibilidade;
- Pressão atmosférica;
- Umidade relativa;
- Quantidade de chuva; e
- Medidas de raio UV.
Centro de Controle Operacional:
Indicativo de chamada em VHF: VITÓRIA VTS
Canais de trabalho em VHF: 16 e 73
Sede administrativa da Companhia Docas do Espírito Santo - CODESA em Capuaba, Ilha das Flores – Vila Velha - BR
+55 (27) 2104-3482
Sistema de Informação e Gerenciamento do Tráfego de Embarcações (VTMIS)
Vitória VTS
Procedimentos (Procedures)
O que o Comandante de uma embarcação pode esperar do Vitória VTS e o que é esperado do Comandante (What a Shipmaster can expected of the Vitória VTS and what is expected of a Shipmaster)
Serviço de Tráfego de Embarcação do Porto de Vitória
Procedimentos para os Navegantes
Norma da Autoridade Marítima para Serviço de Tráfego de Embarcações (VTS) - NORMAM-26 (Maritime Authority Standards of Vessel Traffic Service (VTS)) Novo
Sistema de Informação e Gerenciamento do Tráfego de Embarcações (VTMIS)
Vitória VTS
Sistema de Informação e Gerenciamento do Tráfego de Embarcações (VTMIS)
Vitória VTS
Programação - Porto de Vitória (Line up - Port of Vitória)
Navios atracados (Moored Vessels)
Navios na Barra (Anchored Vessels)
Navios esperados (Expected Vessels)
Sistema de Informação e Gerenciamento do Tráfego de Embarcações (VTMIS)
Vitória VTS
Auxílio à Navegação (Aids to Navigation)
Previsão Meteorológica para o Porto de Vitória
Aviso aos Navegantes (Notices to Mariners)
METAREA V / Meteorologia Marinha
Publicações de Auxílio à Navegação
BOIA RETIRADA PARA MANUTENÇÃO
Pesquisa de Satisfação do VTMIS

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