Fala.BR
VLibras O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

A segurança da atividade e das instalações portuárias é prioridade na CODESA. Essa primazia foi reforçada com a realização do curso sobre Sistema de Comando de Ocorrências (SCO), aplicado pela Coordenação Estadual da Defesa Civil. Ministrado nos dias 18 e 19, na sede da Defesa Civil, o curso reuniu a comunidade portuária do Espírito Santo a partir de iniciativa e convite do Porto de Vitória e do Órgão de Gestão de Mão de Obra (Ogmo-ES).

Segundo o coordenador de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho (Comast) da CODESA, Eduardo Baldessin Barbosa, a ideia do treinamento em SCO surgiu para que os atores que atuam na atividade portuária possam se atualizar na doutrina de emergência proposta pela Defesa Civil. “Foi a primeira atividade com a Defesa Civil no porto. Com o curso, retomamos as iniciativas para a concretização dos planos de contingência para atendimento às emergências no Porto Organizado de Vitória”, destacou Baldessin.

Preparo

O treinamento envolveu ações em situações difíceis, como incêndio, óleo no mar, falha operacional etc. “Como líder atuante em emergências, a Defesa Civil preparou os atores portuários para se organizarem nos casos críticos, facilitando e agilizando a atuação dela própria quando acionada”, completou Baldessin. Neste caso, as empresas envolvidas devem oferecer melhor preparo em equipamento, pessoal, infraestrutura, procedimento e outros.

Participaram do curso empresas como Samarco, Terminal de Vila Velha (TVV), Vale, Acellor Mital, entre outras. De acordo com o coordenador da Comast, as empresas ficaram com algumas tarefas de preparo para oferecerem em casos de emergências. Os responsáveis pela viabilização do treinamento ministrado pela Defesa Civil foram: o comandante André Có Silva e o Major Fábio Maurício Pereira.

Coordenação de Comunicação da CODESA

Galeria

VTMIS

Conheça o Sistema de Informação e Gerenciamento do Tráfego de Embarcações (VTMIS)

Acesse agora
Video

Saiba mais sobre o Porto de Vitória