Brasil
VLibras O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Começa a “Década das Nações Unidas da Restauração dos Ecossistemas – 2021 a 2030” e a CODESA convida especialistas e agentes da sociedade com projetos populares para bate-papo nos dias 09 e 11 de junho.

Plantar árvores, mudar hábitos de consumo e remover resíduos sólidos dos mares e rios são ações que auxiliam na recuperação de ecossistemas terrestres, marinhos e urbanos. Pensando nisso, em sua 4ª Semana do Meio Ambiente, o Porto de Vitória convida especialistas e representantes de projetos e iniciativas populares sustentáveis da Grande Vitória a participarem dos encontros virtuais “Conversas que inspiram”, na quarta-feira (09) e sexta-feira (11), a partir das 19h30. A transmissão será por meio do Instagram do Porto de Vitória.

“Inspirar”, como o nome já propõe, busca despertar nas pessoas um olhar atento e engajado para o coletivo, de modo que elas percebam quais são os cuidados necessários para a conservação e melhoria da qualidade ambiental e dos ecossistemas no fazer local e global, problematizando ações que envolvam a todos, desde governo a população. Medidas como incluir espaços verdes no planejamento urbano e manter os resíduos sólidos fora dos mares e oceanos são algumas das boas práticas. Portando, o objetivo é refletir sobre como estão nossos ecossistemas e o que se tem feito para restaurar, recuperar e conservá-los à luz de um bate-papo sobre estudos, iniciativas e boas práticas.

Lives

Durantes as lives, serão mantidos o campo de comentários abertos para que os usuários tenham a possibilidade de participar, tirar dúvidas e conversar com os convidados que irão apresentar os trabalhos que possuem para o desenvolvimento sustentável. A ideia é discutir os caminhos e a importância das florestas, oceanos, entre outros, para a sobrevivência humana, bem como suas principais funções e ameaças nos últimos tempos com foco no que propõe a Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas (2021-2030), liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que busca alertar, por exemplo, sobre as medidas para o combate a crise climática e perda de biodiversidade.

Campanha nas redes

Desde o dia 05 de junho, data que marca o Dia Mundial do Meio Ambiente, a CODESA vem realizando campanha de mídia interna e externa em suas redes sociais com posts informativos dedicados aos ecossistemas terrestres, costeiros e marinhos. Neles, são apresentadas suas características e algumas das suas principais funções, como contribuir para controlar o equilíbrio climático e assegurar a presença de fauna e flora.

Realização

A Semana do Meio Ambiente do Porto de Vitória é promovida pela Coordenação de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho (COMAST) da CODESA, e conta com o apoio da Coordenação de Comunicação (COCECS) e da empresa de consultoria e serviços ambientais Environlink, que presta serviços de apoio à Gestão ambiental da Licença Ambiental de Regularização do Porto de Vitória – LAR n.º 06/2014.

 

Programação

Canal de transmissão: Instagram do Porto de Vitória

 

Projeto – Semana do Meio Ambiente: “Conversas que inspiram” – Ecossistemas: Restaurar, recuperar e conservar, um bate-papo sobre estudos, iniciativas e boas práticas

 

1º DIA – 09/06 (quarta-feira) às 19h30

Facilitador: Vitor Passarim

Convidados: Gabriela Zamprogno – Bióloga e Doutora em Oceanografia Ambiental, que trará um panorama sobre o trabalho na área de Manguezal; Renata Marçal – Bióloga que atua há 12 anos no monitoramento ambiental de área de praias; e Wallace Mendes – Professor de química e ecologista. Fundador da Inata Sustenatural, que atua promovendo o cuidado com o manguezal de Vitória através de passeios sustentáveis e educativos.

 

2º DIA – 11/06 (sexta-feira) às 19h30

Facilitador: Vitor Passarim

Convidados: Stéfano da Silva Dutra - Biólogo botânico e integrante da Associação Amigos do Mestre Álvaro que atua na recuperação da nascente vegetação presente no Jardim Botânico da Serra; Petrus Lopes – Biólogo, pesquisador de bacias hidrográficas e Presidente do Instituto Jacarenema; e Marta Priscila – Fundadora do projeto Nosso Jardim, que desenvolve propostas de valorização do meio ambiente e sustentabilidade.

 

Por Rayanne Mattiazi, Jornalista da Environlink

Galeria

VTMIS

Conheça o Sistema de Informação e Gerenciamento do Tráfego de Embarcações (VTMIS)

Acesse agora
Video

Saiba mais sobre o Porto de Vitória