Brasil
VLibras O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Em 2020, o Sistema de Informação e Gerenciamento do Tráfego de Embarcações (VTMIS) da CODESA realizou 126.906 ações de controle de tráfego na área de responsabilidade do Porto Organizado de Vitória, atendendo a um total de 2002 embarcações. No ano, foram feitas 22 mil comunicações VTS X navios, registrados 14 incidentes e nenhum acidente de navegação. Os dados foram menores em comparação a 2019 – devido à pandemia, houve queda no número de embarcações.

Ações de controle de tráfego são: atracar, desatracar, fundear, embarque e desembarque de prático, informações de tráfego, de fundeadouro e meteoceanográficas etc. Já os incidentes compreendem: embarcações com avarias ou à deriva; salvamento no mar ou tripulante necessitando de socorro médico etc. Nestes casos, são acionados os serviços aliados (órgãos responsáveis por auxílio/socorro).

Zero acidente

Operando desde setembro de 2017, o VTMIS da CODESA não registrou nenhum acidente de navegação. Nesse período, foram 681.293 ações de controle de tráfego, 81.081 comunicações VTS X navio, 7.017 embarcações em trânsito e apenas 59 incidentes. “Consideramos a área de responsabilidade do Vitória VTS segura para navegação”, destaca Agostinho Sobral Sampaio, coordenador de Gestão do VTS do Porto de Vitória.

Em junho do ano passado, o sistema ajudou no resgate de cinco tripulantes de um pesqueiro que sofreu avarias no motor de propulsão. Já em novembro, atuou no resgate de dois náufragos. A área de responsabilidade do VTMIS engloba os Portos de Vitória, Complexo Portuário de Tubarão e Praia Mole, canais de acesso, áreas de fundeio e adjacentes.

O Centro de Controle de Operação (CCO) fica localizado em Capuaba, Vila Velha, e trabalha com o mais moderno sistema de monitoramento e controle de tráfego de embarcações do mundo, o Navi-Harbour 4.6 3D.

Coordenação de Comunicação da CODESA

 

 

 

Galeria

VTMIS

Conheça o Sistema de Informação e Gerenciamento do Tráfego de Embarcações (VTMIS)

Acesse agora
Video

Saiba mais sobre o Porto de Vitória