23 de março de 2020
CORONAVIRUS: PROTOCOLO TESTE COVID-19
TESTES GRATUITOS
O Ministério da Saúde disponibiliza Testes rápidos de Covid gratuitos, e sem pedido médico, em mais de 300 unidades de Saúde. Os postos podem ser consultados e agendado pelo link agendamento on-line.
A sugestão de testagem pelo SUS faz parte do Plano Nacional de Saúde Brasileiro em contenção ao Coronavirus e o teste positivo deve ser enviado para o zap 99244-0602 para afastamento automático de 7 dias, sem necessidade de atestado médico, conforme Portaria Estadual nº 013-R de 20/01/2022 (A portaria atualmente encontra-se SUSPENSA devido MAPA DE RISCO BAIXO da Grande Vitória).
Pelo Plano Codesa, os testes seguem PROTOCOLO abaixo:
Quem define o tipo de teste necessário é o médico, após análise dos sintomas e histórico do paciente
Paciente não escolhe laboratório
*1. ELETIVO*
*a) PCR*: autorizado somente para monitorados no Programa APS, mediante consulta médica para análise dos sintomas.
Para monitoramento, favor entrar em contato com *Clinica DOC: (27) 2127-3363 ou 99509-6724*.
Após consulta, se houver indicação médica, a clínica DOC solicita guia, informando quadro da evolução clínica do paciente, e informa o número da autorização para o paciente fazer no *Laboratório Cremasco: 3336-1147*, com resultado em cerca de 24h, ou *Laboratório Biolab na unidade Multiscan da Praia do Canto: 2104-5000*.
Precisa análise de auditoria. Possui DUT (Diretriz de Utilização). Solicitar com antecedência, aguardar até 24h ou entrar em contato com Auditoria eletrônica Gesto (21)2391-0661 informando o número da solicitação para agilizar a liberação.
*b) ANTIGENO*: mediante pedido médico + laudo do quadro da evolução clínica do paciente (qualquer médico, credenciado ou não) no *Laboratório Biolab na unidade Multiscan da Praia do Canto: 2104-5000*, com resultado em cerca de 3h.
O RESULTADO DE QUALQUER TESTE DEVE SER ENVIADO PARA O ZAP 99244-0602 PARA REGISTRO.
*2. URGÊNCIA*
*a) PCR ou ANTIGENO ou INFLUENZA*: somente em Pronto Socorro, solicitado pelo Hospital, desde que atenda DUT/ANS. Atendente gera solicitação, marca como "urgência", anexa laudo, libera paciente para atendimento e aguarda liberação no sistema. Se a análise do auditor demorar mais de 30 minutos, prestador ou Beneficiário podem entrar em contato com *Auditoria eletrônica Gesto: (21)2391-0661*.
Precisa análise de auditoria. Possui DUT (Diretriz de Utilização). *Protocolo de urgência*: se os sintomas atendem critérios da DUT/ANS e paciente é elegível, NÃO precisa aguardar liberação da Auditoria para atendimento em caso de urgência, mas precisa anexar LAUDO com quadro da evolução clínica do paciente. A liberação será necessária apenas para o faturamento.
Não conseguindo falar com o auditor ou em caso de dúvida, enviar msg texto/áudio para Operadora: whatzapp 99244-0602 *(não recebe chamadas)*.
*Se o médico do PS der solicitação para fazer teste agendado, fora do Hospital, não é caracterizado urgência e deve seguir o protocolo ELETIVO*.
Outros Contatos da Operadora em horário comercial (8h às 16h):
Emails: saude@codesa.gov.br; ffereira@codesa.gov.br; gcardoso@codesa.gov.br; esantos@codesa.gov.br
Telefone: 3132-7357
RESULTADO DE QUALQUER TESTE DEVE SER ENVIADO PARA O ZAP 99244-0602 PARA REGISTRO.
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