Brasil
VLibras O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Foi dada a largada para a implantação do Projeto “Horta Viva”, que realizou na manhã dessa quarta-feira, 22, uma formação ambiental voltada aos professores da escola Graciano Neves, em Paul, Vila Velha, comunidade vizinha ao Porto de Vitória. Com um formato que une o pedagógico e prático, instituição será a primeira a receber a iniciativa, fruto da parceria entre CODESA e Prefeitura de Vila Velha.

Os profissionais aprenderam conceitos ambientais e participaram das atividades do projeto, que conta com coleção literária e implantação de uma horta. A partir de formação pedagógica e da elaboração de um plano de atividades, o objetivo será conscientizar os alunos para uma vida mais sustentável.  

Os professores terão um guia de orientação e os alunos irão receber quatro livros de história da coleção “Turma da Horta Viva”, que exploram, de forma lúdica e criativa, os cuidados com o solo, importância das sementes, água, problemática da geração de resíduos, entre outros. O conteúdo busca despertar o gosto pela literatura e criar um senso crítico ambiental, cujas narrativas estarão conectadas às disciplinas da grade escolar, como Português, Matemática, Ciências, Artes etc.

Parceria

A teoria será o pontapé para a atividade prática, de implantação da horta, quando os estudantes irão participar da produção de alimentos. Neste primeiro momento, participarão as turmas do 5º ano. O “Horta Viva” é uma ação da Coordenação de Educação Ambiental, da Secretaria de Educação da Prefeitura de Vila Velha (Semed), em parceria com a CODESA, por meio a Coordenação de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho.

A atividade no bairro vizinho ao Porto, cumpre duas condicionantes (24 e 25) do Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social, da Licença Ambiental da Regularização (LAR) n.º 06/2014.

Coletânea de livros

A coleção "A Turma da Horta Viva", de autoria de Danilo Netto e Fernanda Godinho é composta por quatro títulos: Como Tudo Começou, A Água Tem Vida na Horta? O Mistério das Sementes e O Sapo Papa-Papel. O prefácio foi escrito por André Trigueiro, jornalista brasileiro especializado em jornalismo ambiental, apresentador da Globo News e Jornal Hoje, ambos do Grupo Globo. 


Por Rayanne Matiazzi - Jornalista na Environlink

Coordenação de Comunicação da CODESA

 

Galeria

VTMIS

Conheça o Sistema de Informação e Gerenciamento do Tráfego de Embarcações (VTMIS)

Acesse agora
Video

Saiba mais sobre o Porto de Vitória