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Uma comitiva do Porto de Vitória, formada pelo presidente Julio Castiglioni, diretor de Planejamento e Desenvolvimento, Bruno Fardin, e coordenadora de Marketing, Raquel Guimarães, realiza visita técnica ao Porto de Paranaguá, no Paraná, Sul do país. Foram conhecer os projetos de tecnologia e inovação na empresa pública Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) . Os representantes da CODESA foram recebidos pelo presidente Luiz Fernando Garcia e demais diretores. O encontro aconteceu na terça-feira (23).

Durante a visita, houve debate sobre a modelagem de gestão e operação da APPA, além do futuro modelo de desestatização da CODESA e concessão dos Portos de Vitória e Barra do Riacho (Private Landlord). Acompanhada do diretor de Operações Portuárias, Luiz Teixeira, a comitiva capixaba conheceu o escritório operacional e sala de controle, além da área ambiental portuária, que contou com a presença do diretor de Meio Ambiente, João Paulo Ribeiro. Já durante a visita ao cais, foram observadas as operações portuárias de granéis, veículos e contêineres.

Segundo o presidente da CODESA, Julio Castiglioni, "o objetivo da visita técnica é aprender e compartilhar experiências. O sistema portuário do Paraná tem uma maturidade muito grande, apresenta uma produtividade gigante e há forte interação entre o poder público e os operadores privados". Em resumo, a delegação capixaba foi conhecer as melhores práticas adotadas no Porto de Paranaguá e a gestão da APPA, por entender que a integração da cadeia logística nacional é fundamental para o crescimento do setor portuário brasileiro.

Portos do Paraná

Os Portos do Paraná são um complexo portuário, formado pelos portos de Paranaguá e Antonina. A administração é uma empresa pública estadual, mas subordinada à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, por meio de convênio de delegação junto ao Governo Federal.

Como empresa pública estadual, a APPA, responsável por gerir os terminais portuários paranaenses, é dirigida por um conselho administrativo e uma diretoria executiva. A empresa Portos do Paraná se destaca, entre outros modelos operacionais, pelo eficiente sistema de exportação de grãos, compartilhado com forte política de ações ambientais.

O modelo de gestão atual segue a linha landlord, em que a autoridade portuária é responsável pela administração do porto e oferece a estrutura necessária às atividades de operação e movimentação de cargas. Assim, o poder público mantém toda a infraestrutura de acesso aquaviário, bacia de evolução, berços de atracação, acessos rodoviários, ferroviários e internos. Já a iniciativa privada é responsável pela superestrutura: equipamentos, armazéns e mão de obra.

 

Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação da empresa "Portos do Paraná"

Coordenação de Comunicação da CODESA

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