Brasil
VLibras O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

“Uma nova história está sendo escrita pelos colaboradores da CODESA”, comemorou o presidente da Companhia Docas do Espírito Santo Julio Castiglioni, após receber um documento do Ministério da Infraestrutura (MInfra), parabenizando a empresa por figurar entre as melhores estatais federais do país em responsabilidade fiscal, integridade e transparência. Em quatro ciclos de avaliação, o índice de desempenho da CODESA subiu 140% e colocou a companhia no grupo de elite, ao lado das instituições públicas exemplares em gestão, segundo critérios do Indicador de Governança da Secretaria de Governança das Empresas Estatais (IG – Sest), do Ministério da Economia.

A avaliação é rigorosa. O IG Sest exige bons resultados sobre a gestão, ações de comitês, a participação efetiva e de responsabilidade dos membros dos conselhos de administração e fiscal, além da necessidade de atuação de uma diretoria qualificada e apta ao exercício do cargo, contribuindo para melhoria da gestão das empresas estatais federais vinculadas ao Ministério da Infraestrutura.

O documento é assinado pelo Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários Substituto, Fábio Lavor. Para o presidente da CODESA, o reconhecimento da Secretaria e do MInfra indicam o apoio dado à empresa, cujos resultados são consequências de uma nova mentalidade dos colaboradores, “onde prevalece a cultura da ética e da responsabilidade”, destacou Castiglioni, que  acrescentou: “É uma nova história sendo construída pelos trabalhadores da companhia”.

IG-Sest

O Indicador de Governança (IG-Sest) é um instrumento de acompanhamento contínuo desenvolvido pela Secretaria de Governança das Empresas Estatais (SEST), do Ministério da Economia, com objetivo de avaliar o cumprimento dos requisitos da Lei nº 13.303.

A apuração dos índices começou em 2017, com a realização do primeiro ciclo. O projeto prosseguiu até 2019, quando  promoveu o quarto ciclo. Em 2020, por conta da pandemia, não houve mensuração, mas o IG-Sest voltará a ser avaliado este ano. Para a Secretaria Nacional de Portos, algumas companhias docas precisam buscar novos e melhores resultados, atendendo aos requisitos

Ao lado da CODERN (Docas do Rio Grande do Norte), que somou pontuação de 9.3, a CODESA está no topo das melhores empresas estatais do país, com 9.11, em uma escala de 0 a 10. A meta da diretoria é performar ainda mais na próxima avaliação.

Coordenação de Comunicação da CODESA

Galeria

VTMIS

Conheça o Sistema de Informação e Gerenciamento do Tráfego de Embarcações (VTMIS)

Acesse agora
Video

Saiba mais sobre o Porto de Vitória