Brasil
VLibras O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Nas próximas semanas, o VTMIS (Sistema de Informação e Gerenciamento do Tráfego de Embarcações) da CODESA vai operar com o mais moderno sistema de software do mundo: o Navi-Harbour 4.6 3D. Utilizado em mais de 300 portos no mundo, tornará ainda mais eficiente o controle e o monitoramento do tráfego de embarcações no Porto de Vitória.

“Até o final de dezembro, o VTMIS da CODESA encerra a instalação do novo software de controle de tráfego de embarcações, da empresa WARTSILA, com todos os equipamentos e sensores totalmente integrados”, ressalta o coordenador de Gestão do VTS do Porto de Vitória, Agostinho Sobral Sampaio. Atualmente, é utilizado o software Imare, da Indra, que não será desativado e passará a ser usado somente em casos de emergência no sistema operacional.

“De acordo com o planejamento estratégico da CODESA, em um horizonte de 10 anos, a intenção é a substituição e modernização de todos os equipamentos e sensores de forma a manter a eficácia do serviço de tráfego, o que é exigido pela Marinha do Brasil com grau de eficiência acima de 95%”, sublinha Agostinho. Implantado em 2017, o VTMIS da CODESA, que abrange o Porto de Vitória, Complexo Portuário de Tubarão e Praia Mole, canais de acesso, áreas de fundeio e adjacentes, está com índice de 100% (sem acidentes).

Para operar o Navi-Harbour 4.6, a equipe de operadores e supervisores do VTMIS da CODESA passou por treinamento. O curso foi ministrado pelo engenheiro russo Dimitri Vinogradov, da empresa Wartsila. Uma das características mais avançadas do sistema é o VTS/3D, que permite a visão tridimensional da situação de navegação. Baseado em dados em tempo real, a ferramenta possibilita ao operador observar o tráfego de embarcações a partir de uma variedade de diferentes perspectivas.

Coordenação de Comunicação da CODESA

Galeria

VTMIS

Conheça o Sistema de Informação e Gerenciamento do Tráfego de Embarcações (VTMIS)

Acesse agora
Video

Saiba mais sobre o Porto de Vitória