Brasil
VLibras O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Avanço tecnológico! Mais uma vez, o Porto de Vitória, investe em novas ferramentas de tecnologia, visando melhorar a integração logística entre modais terrestres e marítimos. O porto capixaba irá implementar o sistema Optical Character Recognition (OCR). É através desse programa que, em breve, serão realizadas as leituras das placas de caminhões e veículos que usarem a portaria de Capuaba e, num segundo momento, no Cais Comercial de Vitória. Com isso, será possível ter ainda mais agilidade e segurança no Cais. A demonstração do empreendimento, realizada pela empresa Ergos Group, contou com a presença da comissão de fiscalização de obras da CODESA, Guarda Portuária e do TVVLogin. O teste aconteceu nesta terça-feira (22).

O processo, que envolve a Portaria Inteligente, integra o programa Cadeia Logística Portuária (CLPI), desenvolvido pela Secretaria Nacional de Portos (SNP), do Ministério da Infraestrutura (MInfra). Segundo o coordenador substituto de Gestão e Programação Portuária, Leandro Cota de Lima, um dos grandes destaques do projeto será a redução de filas de caminhões. “A operação ganhará fluxo e aceleração na identificação e pesagem dos caminhões, já que também existem as balanças na portaria. Com oito gates, Capuaba ganhará mais agilidade para receber esses veículos”, argumenta.

As câmeras, posicionadas na Portaria Inteligente de Capuaba, contam com visão noturna e conseguem captar imagens com ferramentas essenciais, como o zoom. Segundo o Gerente de T.I do Consórcio Ergos Group, Weslley Sbizera, o OCR, instalado em Capuaba, também já foi implantado em Vitória. “No acesso ao Cais Comercial de Vitória, na Ilha do Príncipe, falta apenas instalar as câmeras. Esse processo deve ser realizado brevemente”, explica. Além da fiscalização de placas, a Portaria Inteligente de Capuaba conta com pesagem de caminhões, conferência de contêineres e controle dos motoristas.

Texto e fotos: Eduardo Maia / Estagiário de Jornalismo

Coordenação de Comunicação da CODESA

Galeria

VTMIS

Conheça o Sistema de Informação e Gerenciamento do Tráfego de Embarcações (VTMIS)

Acesse agora
Video

Saiba mais sobre o Porto de Vitória