Brasil
VLibras O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

A primeira manobra teste de entrada para navios com calado acima de 10,67m foi realizada na tarde desta quarta-feira (2), pelo navio Sagar Kanta, com 49.500 t a bordo e calado de 11,25m. A embarcação, que teve assistência dos rebocadores Procyon, da Wilson Sons, e Timbopeba e Hélio Ferraz, da Vale, atracou sem giro no berço público 202, no Cais de Capuaba, Vila Velha, para desembarque de 28 mil t. de fertilizante.

O início dos testes foi em maio deste ano. No total, serão 24 manobras em três arranjos com quatro manobras de entrada e quatro de saída, cada um, assim definidos: primeiro arranjo para calado entre 10,67m e 11,50m; segundo arranjo, para calado entre 11,50m e 12m; e, encerrará com testes entre 12m e 12,50m.

Já foram realizados seis testes de manobras de saída, concluindo a etapa de até 11,50m de calado, e outras duas, para calado de até 12m. As entradas, porém, só começaram agora. A partir da liberação pontual dos calados, o Porto de Vitória aumenta sua capacidade de atrair navios com maior quantidade de carga e, portanto, se coloca mais competitivo no cenário nacional.

 

Fotos: Eduardo Maia e Felipe Santos / Estagiários

Coordenação de Comunicação da CODESA

Galeria

VTMIS

Conheça o Sistema de Informação e Gerenciamento do Tráfego de Embarcações (VTMIS)

Acesse agora
Video

Saiba mais sobre o Porto de Vitória