Brasil
VLibras O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

O Porto de Vitória participa da campanha de apoio ao Projeto de Lei (PL) nº 4199/2020, enviado ao Congresso Nacional, em caráter de urgência, pelo Governo Federal, que visa a criação do Programa de Incentivo à Cabotagem (BR do Mar). O porto capixaba se junta aos portos públicos, como os de Santos (SPA), Rio de Janeiro (CDRJ), Rio Grande do Norte (CODERN), Ceará (CDC) e portos do Paraná pela aprovação do projeto de lei.

A cabotagem - navegação entre portos ou pontos da mesma costa de um país - é uma das modalidades que amplia, cada vez mais, a competitividade e o aumento do número de rotas entre os portos nacionais. A cabotagem tem cresceu mais de 10% ao ano, no Brasil, segundo o Ministério da Infraestrutura (Minfra).

Dentre as vantagens apontadas com a criação do programa BR do Mar estão a redução de custos de navegação entre os portos nacionais; a redução do impacto ambiental; o aumento da competitividade; a geração de empregos diretos e indiretos; e, consequentemente, o aquecimento da economia.

Previsões

Para a indústria naval, o programa poderá estimular a docagem - processo que aumenta a vida útil de um navio - de embarcações internacionais no Brasil, o que deverá aumentar o conhecimento em manutenção e a comercialização de peças e maquinário, estimulando a escalonagem da indústria brasileira. Já para o eixo relacionado aos portos, está prevista a agilização da entrada em operação de terminais dedicados à cabotagem.

 

27/08/2020

Com informações do Ministério da Infraestrutura

Coordenação de Comunicação da CODESA

Galeria

VTMIS

Conheça o Sistema de Informação e Gerenciamento do Tráfego de Embarcações (VTMIS)

Acesse agora
Video

Saiba mais sobre o Porto de Vitória