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Desde janeiro, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou emergência na saúde pública devido a pandemia do novo coronavírus, o Porto de Vitória tem tomado medidas de prevenção à Covid-19. Quase sete meses depois, todas as medidas implementadas nesse período continuam sendo executadas, mas com um detalhe: aumentaram os níveis de exigência nas ações mitigadoras de prevenção à doença, sem que isso tenha atrapalhado a rotina de trabalho (“novo normal”) e sem descuidar da saúde e da segurança de funcionários e clientes, que são prioridades da CODESA. Resultado: 4,2% dos empregados tiveram a doença, mas todos já retornaram ao trabalho.

Alinhado com as recomendações da OMS e da Anvisa, o Porto de Vitória reforçou as medidas preventivas conforme preconiza o Plano de Contingência da CODESA, o que incluiu a criação do Comitê de Prevenção e Mitigação à Covid-19. Alguns exemplos: limpeza e desinfecção dos locais de trabalho - administrativos, operacionais e de acesso são realizadas ao menos duas vezes ao dia; há pias e lavatórios com oferta de sabonete, papel toalha e álcool em gel nos prédios administrativos, portarias de acesso, áreas de aguardo, armazéns de Vitória, Capuaba e Cais de Paul Gusa.

A ações foram reforçadas com a instalação de mais 40 dispensers nas estações de higienização; coleta de lixo do Cais Comercial de Vitória feita semanalmente pela Prefeitura de Vitória; coleta de lixo de Capuaba e Paul Gusa feita por empresa contratada a cada duas semanas. Nos veículos da empresa, os empregados dispõem de produtos para desinfecção sempre que utilizam os carros.

Desafio

Para o coordenador de Serviços Gerais da CODESA, Luís Eugênio de Menezes Xavier, o aumento na frequência da limpeza e desinfecção das diversas áreas foi um desafio. “Nossa demanda por serviços de limpeza foi dimensionada em 2019, antes do advento da pandemia. Conseguimos, no entanto, adequar a prestação do serviço ao novo momento, sem que isso resultasse em qualquer acréscimo contratual”, ressalta. “Temos recebido retornos positivos e algumas sugestões de melhorias. Nos empenhamos para colocá-las em prática e, assim, aperfeiçoar o serviço disponibilizado à companhia”, pontua.

 

Coordenação de Comunicação da CODESA

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