Brasil
VLibras O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

O trabalho de limpeza e desinfecção no Porto de Vitória, para a prevenção à covid-19 não para. O serviço realizado pela Coordenação de Serviços Gerais (COSERV), em parceria com a empresa Líder, é uma das importantes ações adotadas pela CODESA para a mitigação contra o vírus no ambiente portuário, seja na faixa do cais ou na área administrativa.

De acordo com coordenador da COSERV, Luís Eugênio Xavier, o trabalho de desinfecção é realizado diariamente nas unidades de Administração e Negócios, na Enseada do Suá e no Cais Comercial de Vitória e, na margem Vila Velha, nas unidades operacionais dos Cais de Capuaba e Paul Gusa; e, portarias de acesso do complexo portuário. Além disso, as áreas de aguardo de Capuaba, Paul e Vitória também são contempladas nas ações de limpeza e desinfecção.

Nas áreas operacionais o trabalho é realizado pelo menos duas vezes por dia, com desinfecção das estações de trabalho com uso de papel toalha e álcool. Na limpeza de rotina é realizada a higienização do chão, com pano molhado, e lavagem de banheiros.

No total, são 18 pessoas envolvidas nesse trabalho. Para que as atividades sejam realizadas da forma mais eficaz possível, os colaboradores fazem uso de água, sabão, álcool em gel 70% e um produto conhecido por atomic 70, muito utilizado em unidades de saúde, com eficácia comprovada para no combate a micro-organismos, inclusive o coronavírus.

Ao todo, de acordo com representante da empresa Líder, responsável pelos serviços de limpeza e desinfecção, Thiago Dantas, são utilizados 15 galões de materiais de limpeza por mês, nas dependências da CODESA. Isso representa quase 60 litros de produtos. O trabalho acontece 24h, inclusive para desinfecção de locais onde os trabalhadores trabalham por escala. Quando uma equipe sai, a outra já assume num ambiente totalmente limpo.

Pelas dependências portuárias estão disponíveis mais de 50 dispensers de álcool em gel, para a higienização das mãos, pelos colaboradores. Já a Coordenação de Obras e Manutenção (CODMAN) instalou, desde março passado, mais pias em áreas externas nos cais de Capuaba e Vitória. Ao todo, são 9 estações com lavatórios disponíveis aos portuários.

 

Coordenação de Comunicação da CODESA

Galeria

VTMIS

Conheça o Sistema de Informação e Gerenciamento do Tráfego de Embarcações (VTMIS)

Acesse agora
Video

Saiba mais sobre o Porto de Vitória