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Nos últimos 30 dias, com a pandemia da COVID-19 se alastrando pelo país e pelo mundo, a CODESA tomou várias medidas que buscam prevenir a disseminação do novo coronavírus entre funcionários, clientes e parceiros. Como sua atividade de negócio é o comércio, sendo uma janela para a navegação de cabotagem e de rotas internacionais, o Porto de Vitória tem se empenhado em ações que seguem protocolos e normas do Ministério da Infraestrutura, do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Todas as ações foram reforçadas neste mês de abril.

O principal objetivo é proteger vidas diante do avanço da COVID-19, além de manter as operações do Porto de Vitória em pleno funcionamento, garantindo assim o abastecimento de suprimentos à população. Confira abaixo os procedimentos adotados pela CODESA, considerando que as medidas de prevenção começaram a ser tomadas desde o final de janeiro, outras implementadas em fevereiro, ampliadas em março, dentro do Plano de Contingência ao novo Coronavírus da empresa, e redobradas agora:

– Elaboração do Plano de Contingência;

– Criação da Comissão para Prevenção e Mitigação à COVID-19, composta por gestores de diversas áreas, que define ações e procedimentos de prevenção;

– Lançamento de campanha interna para evitar a contaminação pelo vírus, recomendando medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, etc.;

– Trabalho em home office para proteger os grupos de risco e diminuir a circulação de pessoas na empresa, além de adoção da prática de distanciamento físico entre os profissionais dentro do porto, tanto na área administrativa como operacional;

– Compra de equipamentos diversos, que visam dar proteção e segurança às equipes de trabalho: 40 dispensers para armazenagem de sabonete líquido e álcool em gel; 1000 luvas cirúrgicas, 300 aventais e 2000 máscaras;

– Realização de reuniões técnicas nas áreas operacionais com os trabalhadores, diuturnamente, ouvindo e tirando dúvidas dos portuários, conduzidas por diretores e coordenadores;

– Todos os portuários têm à disposição os equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscaras e luvas, e por mais de 40 pontos dos cais públicos foram disponibilizados dispenser com álcool em gel, e mantidos sabonetes e toalhas descartáveis nos banheiros;

– Limpeza e desinfecção de salas, banheiros, áreas livres, portarias de acesso, enfim, de equipamentos de uso dos trabalhadores e áreas de circulação de pessoas, várias vezes, dia e noite;

– Setores internos e externos do porto estão sinalizados com recomendações importantes como evitar aglomeração, manter distância entre as pessoas e dicas de etiqueta de prevenção;

– Suspensas, por tempo indeterminado, reuniões presenciais de programação de navios como medida de prevenção, sendo substituídas por videochamadas ou videoconferências. As atualizações de chegadas dos navios, bem como as novas solicitações de atracação e desatracação estão sendo encaminhadas à equipe de Programação de Navios por e-mailprogramacaonavios@codesa.onmicrosoft.com;

– O setor de Protocolo está funcionando em caráter especial: todos os documentos devem ser enviados online, das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira, para o e-mailprotocolo@codesa.gov.br;

– Conversas com clientes ao telefone têm sido privilegiadas e, além disso, estão sendo realizadas reuniões por videoconferência, através de aplicativos de telefone ou pelos computadores e notebooks;

– A participação da CODESA em eventos dentro ou fora do Estado foi cancelada, como também reuniões em grupo para evitar aglomerações;

– A Ouvidoria suspendeu o atendimento presencial por prazo indeterminado. Os atendimentos são realizados pelos formulários eletrônicos (E-sic e E-ouv) no site da empresa, sem prejuízo para quem necessita realizar registro de manifestação. O link para acesso é: http://www.codesa.gov.br/site/?p=ouvidoria;

– Os procedimentos de fiscalizações presenciais de arrendatários estão suspensos por tempo indeterminado, sendo adotada a fiscalização remota (videomonitoramento) e documental;

– Recursos Humanos: as informações recebidas pelo público externo estão sendo enviadas eletronicamente. Foram suspensas, temporariamente, todas as agendas de PCMSO aos beneficiários da CODESA. Já o atendimento do médico do trabalho em Capuaba e na Enseada do Suá, permanece inalterado: segundas-feiras na Unidade de Administração e Negócios (Enseada), e quartas-feiras na Unidade de Capuaba, sempre no horário de 8h às 12h;

– Foi temporariamente reduzido o horário de atendimento presencial para o credenciamento de acesso aos terminais públicos do Porto de Vitória: está sendo realizado das 8h às 17h, nos dias úteis. Dúvidas e informaçõescredenciamento@codesa.gov.br.

 

Coordenação de Comunicação da CODESA

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